0

Cartunista Lukas

+A +/- -A


Quando você pensa na Maringá da sua infância, o que vem mais forte à memória?
Eu vim de Mandaguari em 69 (eu tinha 7 anos) e nos mudamos para a Vila Esperança. Daí é Inevitável as boas lembranças: A Fazenda Diamante, os furtos de laranja; as pescarias e banhos na “cachoeirinha”, a catação de picão pra dar banho no meu mano recém-nascido, o início da construção da UEM, os pés de café da região; o princípio da Cobal, onde meia dúzia de caminhões ficavam embaixo de um pé de jaca onde hoje está a Vila Olímpica, perto da Colombo. A gente ia lá pegar melancia e laranjas “passadas” pra levar pra casa. Tinha o padeiro, o bucheiro e o verdureiro, que passavam todas as manhãs nas ruas de terra. Até hoje eu sonho com isso. E tinha uma família de negros que morava quase ao nosso lado. Eram em 14 pessoas morando numa casa de 45 metros. Se eu viver 200 mil anos eu nunca vou me esquecer desse pessoal. A Copa de 70 eu assisti na casa deles (a gente não tinha tv). E os campinhos de futebol. E eu com uma toalha de banho correndo na rua Vitória, às quatro da tarde, fazendo que eu era o Nacional Kid. Acabava o seriado que eu via na Telefunken P&B e eu saia correndo no cascalho Sabe, eu acho que daria pra escrever um livro sobre a minha infância em Maringá. Aliás, todos têm a sua história da infância em Maringá. Ou em qualquer lugar do mundo.
Continue Lendo mais  sofre Lukas: 
Fonte: http://www.tvgirafa.com.br/lukas-tracando-o-humor

Nascido em Mandaguari, Marcos César Lukaszewigz falece aos 49 anos

O cartunista Lukas, de O Diário, morreu às 18h35 de 29/08/2011. Ele estava internado na UTI do Hospital São Marcos. O velório será na manhã de hoje, no salão nobre do Prever. Até o fechamento desta edição, os horários ainda não haviam sido confirmados. O sepultamento será à tarde, no Cemitério Municipal.

Marcos César Lukaszewigz, 49 anos, estava com pneumonia. O organismo dele já vinha debilitado de uma cirurgia recente, por conta de um câncer na garganta, descoberto em janeiro do ano passado. Ao todo, a luta contra a doença resultou em 3 cirurgias.

Nascido em Mandaguari, Lukas era cartunista de O Diário desde 1991. Em 20 anos criou personagens como Vagauzinho, Argemiro dos Santos, Odenilson dos Santos, Os Mendigos e o Vô. Suas sacadas foram tema de diversos trabalhos acadêmicos.

Ele começou a publicar suas tiras em fanzines em 1982, estimulado por amigos que reconheciam o talento em seu traço e o ponto de vista bem-humorado sobre temas do cotidiano maringaense.

Em 1987, estreou profissionalmente. Dois anos depois pediu demissão de um emprego público para se dedicar exclusivamente ao humor. Teve seu trabalho publicado em revistas e jornais da cidade. Em 1991, uma de suas charges foi tema do vestibular da UEM.

As tiras renderam dois livros ("O que vier eu traço" e "Demos Graças"). Planejava o terceiro livro ano passado, mas o projeto foi adiado por conta da doença.

Nas horas vagas, escrevia em seu blog, o Casa do Noca. Nos momentos mais difíceis, as atualizações eram feitas por sua esposa, Isa. O último post escrito por ele foi no dia 2. "Eu volto. Paz a todos", escreveu.

Saiba mais sobre esse grande artista 
Blog do Lukas: http://casadonoca.blogspot.com/ 
Charges do Lukas: http://maringa.odiario.com/home/charge/7731
Fonte: http://praxedesjr.blogspot.com/2011/08/adeus-lukas.html 



Comentários no Facebook
0 Comentários no Blogger

Até o momento não existe nenhum Comentário para "Cartunista Lukas"

Postar um comentário

Gostou do post?
Fale o que você achou. sua opinião é importante.
Deixe o mundo saber o que você pensa!

ATENÇÃO:
Os comentários são moderados, então não use este espaço
para ofender alguém ou algo.
Propagandas não serão aceitas.
Caso queira ser parceiro do blog entre em contato pelo e-mail.

Seguidores

Siga-nos no Facebook