APRESENTAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO
A UNIDADE POLO DE MANDAGUARI foi construída com recursos administrativos da Fundação Educacional do Paraná (FUNDEPAR) na gestão do Governador do Estado Jayme Cannet Junior e do Prefeito Antonio Galera Gonzales, em uma área de terras de 18.825,94 metros quadrados nos lotes 202-203D e 203E da Gleba Patrimônio Mandaguari. Foi inaugurada no dia 06 de maio de 1976, dia do aniversário da cidade.
A placa inaugural do estabecimento foi encerrada pelo Governador Jayme Cannet Junior e pela Inspetora Dayse Aparecida Nogueira Bugni. O início do funcionamento interno deu-se no dia 23 de fevereiro de 1977, sendo que no dia 1º de março de 1977 ocorreu a aula inaugural.
A denominação do estabecimento sofreu várias alterações obedecendo a seguinte ordem: 1º Unidade Polo de Mandaguari - 1977; 2º Escola José Luiz Gori - Ensino de 1º Grau - Outubro de 1978; 3º Colégio Estadual José Luiz Gori - Ensino de 1º Grau Regular e 2º Grau Supletivo de acordo com a Resolução 3746/93 de 08/07/93; 4º Colégio Estadual José Luiz Gori - Ensino Fundamental e Médio conforme Resolução 3120/98 - D.O.E. de 11/09/98.
Foi autorizado, a partir de 26/07/93, o funcionamento do curso de 2º Grau Supletivo - Função Suplência de Educação Geral - Fase III, de acordo com a Resolução 3.746/93, iniciando o 1º período em 26/07/93, o 2º período no início do 1º semestre de 1994 e 3º período no início do 2º semestre de 1994, sendo ofertado no período noturno.
No Colégio Estadual José Luiz Gori - Ensino Fundamental e Médio o ensino é ofertado em três turnos: matutino, vespertino e noturno. O Colégio oferece projetos especiais desenvolvidos pelos professores nas diversas disciplinas atendendo às necessidades planejadas para o ano letivo.
LOCALIZAÇÃO
Situado à Rua Juscelino Kubtscheck, sn - Centro
CEP: 86.975-000
Mandaguari - Paraná
HISTÓRICO
José Luiz Gori, nascido em 26 de dezembro 1943, em Botucatu - SP, filho de Armando Gori e Palmira Simonetti Gori. Concluiu o curso de 1º Grau no Colégio Estadual Vera Cruz e o 2º Grau no Colégio Comercial Barão do Cerro Azul, em Mandaguari.
Pela sua eficiência, destacou-se como exÍmio bancário do Banco Itaú SA, onde trabalhou a partir de 1961, chegando a ocupar o cargo de gerente.
Sempre interessado em prosseguir seus estudos, matriculou-se na Faculdade de Direito de Maringá, em 1966 e, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, em História. Concluiu mais tarde ambos os cursos, coroados de êxito.
Iniciou o magistério como professor no ano de 1967 no Colégio Estadual Vera Cruz. Ministrou aulas de História, Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Técnicas Comerciais até 1973. Também ministrou aulas de Organização Social e Técnica Comercial/Mecanografia no Colégio Comercial Barão do Cerro Azul de 1969 a 1973.
Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari destacou-se como professor nas disciplinas de Sociologia e Introdução a Historiografia.
Enquanto acadêmico, participou ativamente como vice-presidente do Centro de Estudos Históricos Professor Adalberto Moretti e, como presidente do Diretório Acadêmico 11 de março, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.
Agraciado pelo dom da oratória, proferiu com fluência e argumentação sólida, várias palestras inerentes à Educação em Escolas, Faculdades e Câmaras Municipais.
Com um espírito comunitário notável, envolveu-se em trabalhos de diversas entidades filantrópico-sociais. Foi sócio-fundador do Lios Clube de Mandaguari. do Clube Recreativo de Mandaguari, do Clube 33 de Mandaguari, membro da Loça Maçônica Estrela do Norte II, integrando a diretoria de todas as entidades mencionadas.
José Luiz Gori faleceu muito moço em 1973. Sua vida foi sempre uma constante ascensão. Mandaguari o tem sempre vivo através dos exemplos de firmeza, retidão, dedicação ao trabalho e força de vontade deixados na comunidade.
Fonte: http://www.mdgjoseluizgori.seed.pr.gov.br/